

TEMA / ACTIVIDAD
PONENTES
CREDENCIAMENTO E ABERTUR
PALESTRA MAGNA - MACROECONOMIA DA AMÉRICA LATINA
CHEFE DA UNIDADE DE ASSUNTOS FISCAIS DA CEPAL
PAINEL 1 - SITUAÇÃO MACROECONOMICA E FISCAL
Situação atual e evolução da economia a nível internacional e seu impacto para as finanças públicas nos países da América Latina. Desafios para a sustentabilidade fiscal. Perspectivas para Latinoamérica. Situação económica e fiscal no Brasil. Reformas Fiscais – previdência, tributária e nos regimes de Responsabilidade Fiscal.
PAINEL 2 - COORDENAÇÃO E ACORDOS FISCAIS INTERGOVERNAMENTAIS E INTERNACIONAIS
Mecanismos de coordenacão fiscal entre niveis de governo. Federalismo Fiscal no Brasil. A importãncia dos Bancos multilaterais para o Desenvolvimento Economico e Social dos Países da America Latina e Caribe. Experiencias de países iberoamericanos.
PAINEL 3 - REGRAS FISCAIS E TRANSPARÊNCIA
Desafíos fiscais e perspectivas de longo prazo. A importancia dos Sistemas de Administração Financeira. As novas normas de contabilidade aplicadas ao Setor Público. Contabilidade de Custos. Consolidação Nacional das contas. Experiência do Brasil e de países iberoamericanos.
PAINEL 4 - CONTROLE E GESTÃO DE RESULTADOS NA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
O papel do Controle interno para a melhoria da gestão pública. A relação controle interno e externo. Experiencia de avaliação dos controles interno e externo no Brasil e nos países iberoamericanos.
PAINEL 5 - CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
A importância da Contabilidade de Custos para o Setor Público. Experiências na América Latina com Contabilidade de Custos. Adoção do IFRS no Setor Pública na América Latina. A experiência dos Governos Subnacionais na convergência das Normas de Contabilidade.
PAINEL 6 - DÍVIDA PÚBLICA E SUSTENTABILIDADE FISCA
Mercado financeiro e envididamento público no contexto atual. Metodologias de Avaliação de risco e de sustentabilidade fiscal. Gestão da dívida pública, ativos e passivos. Equilibrio dos governos subnacionais e alternativas de financiamento. Programas Experiencias de países iberoamericanos.
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO
Planejamento estratégico e aderência aos ODS. Práticas inovadoras na formulação do orçamento. Desenvolvimento de novas ferramentas de Gestão. Institucionalização das áreas de planejamento e finanças. Qualidade do Gasto público. Gestão de custos. Indicadores de Gestão. Experiencia de países iberoamericanos.