

ELÓI ASTIR STERTZ, Rua Carumbé, 120, apto 302, Bairro Bom Jesus, Porto Alegre
TESOURO DO ESTADO, Secretaria de Estado da Fazenda do Rio Grande do Sul
Elói Astir Stertz é Auditor-Fiscal da Receita Estadual, tem 58 anos e é natural de Mato Leitão, RS.
Formação Acadêmica:
É bacharel em Direito pela UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul, com especialização em Gestão Pública pela PUC e Sistemas de Informação pela UFRGS.
Histórico Profissional/Funcional:
Ingressou na Secretaria da Fazenda em 1993, assumindo no então Departamento da Receita Pública Estadual, como Auditor de Finanças Públicas, onde atuou até março de 2004.
Passou a exercer suas atividades no Departamento da Despesa Pública Estadual (atual Tesouro do Estado) em março de 2004. Foi chefe da Divisão de Estudos e Planejamento – DPLAN entre julho de 2008 e dezembro de 2013. Teve passagem pela Secretaria Executiva do Grupo de Assessoramento Estadual para Política de Pessoal (SE/GAE) do Gabinete do Governador do RS, no período de janeiro a julho de 2014.
Assumiu a função de Subsecretário Adjunto do Tesouro do Estado em agosto de 2014 e de Subsecretário do Tesouro do Estado em junho de 2017, cargo que exerceu até 31/12/2018. Em 2019, e até os dias atuais, exerce a função de Subsecretário Adjunto do Tesouro do Estado para assuntos financeiros no Estado do RS.
Em dezembro de 2022, eleito Presidente da APROFIN – Associação Nacional dos Profissionais de Finanças Públicas para o biênio 2022/2024 e, em março de 2023, Presidente do GEFIN – Grupo de Gestores das Finanças Estaduais, grupo de assessoramento do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ e Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal – COMSEFAZ.
